terça-feira, 26 de maio de 2009
Reagge Vs alternativo
Mas não será o reagge também uma alternativa?
aqui fica a prova que são quase a mesma coisa...
Os Easy Star Al Stars são uma banda de reagge que se dedicou a remisturar grandes álbuns para a vertente "bob marley".
Começaram com "The Dub Side Of The Moon" e para já fizeram uma obra prima de um álbum que segundo as críticas é o mais reconhecido da década, para além de ser um dos meus preferidos. The "Ok Computer" dos Radiohead fizeram um "Radiodread" que muito enche o ouvido:
E em Abril decidiram fazer ainda melhor: remisturaram "Sgt Peppers Lonely Heart Club" dos Beatles. É preciso ter coragem, tive dificuldade em escolher a música certa deste álbum.
e ainda:
Alô Cubano!
Música de pôr-do-sol, ao "som" de uma caipirinha....
terça-feira, 19 de maio de 2009
It's evolution baby!
Com um primeiro album a pular de energia, daqueles em que qualquer faixa fica logo no ouvido à primeira escutadela. Um rock quase dançavel, com guitarras firmes e uma percussão que até agora é uma das muitas preferidas.
Pois bem, eles estão de volta, depois de um muito bem pensado 2º álbum, onde não quiseram repetir a dose e mostraram a toda a gente que não querem fazer o que se espera deles mas o que melhor sabem, com um disco muito alternativo.
Este 3º, Intimacy, bem...veio rebentar com a escala... deixaram de lado o rock puro e duro e puseram ritmo, muito ritmo...tanto que vários artistas ligados ao mundo da dança já os remisturaram.
Com uma abordagem diferente, os bloc party prometem tornarem-se num objecto de culto ao nível de uns blur e arriscaria mesmo falar em "espécie de radiohead"...
Ares (villain remix)
Signs (Armand Van Helden remix)
segunda-feira, 11 de maio de 2009
I won't f***ing sober, i'm Mr. November!
Os The National vêm de Nova Iorque e parecem saídos de um bar obscuro numa rua do mesmo tom...
Com uma voz que parece que não quer cantar e que de vez em quando mostra toda a sua potencia, com umas melodias contagiantes desde o início, com arranjos musicais simples mas sublimes, e com um "frontman" misterioso e apaixonante como há muito não víamos, esta banda já merece um lugar de respeito na cena musical.
Realmente só tenho pena que não possa assistir ao vivo este ano no Sudoeste, porque é decididamente uma noite de verão muito bem passada.
terça-feira, 5 de maio de 2009
9 anos depois.....
OK, eu vou mesmo....(atenção, o título engana, eu não fui ao primeiro...)
No dia 28 de Setembro, no Pavilhão Atlântico teremos os Green Day a fazer as delícias de miúdos e graúdos...
O single, que pode ser ouvido aqui pode ser um seguimento natural do American Idiot, mas não nos desilude nem por nada.
21.st Century Breakdown é o nome do novo longa duração da banda e segundo Billie Joe conta a história de um jovem casal em luta no mundo adverso. Se a componente temática já foi encontrada sem aviso em American Idiot, só nos resta esperar pelo que vem aí.
Curiosamente, American Idiot, um dos meus álbuns preferidos, nao é mais do que uma segunda versão. Rezam as crónicas que nas sessões de gravação do que viria a ser o American Idiot, os elementos da banda estavam extasiados, pois achavam que estavam a fazer uma obra prima, aquilo era história numa partitura. Infelizmente, ocorreu um acidente em estúdio e as maquetes desapareceram pra sempre.
A banda então decidiu não tentar refazer o que já tinha composto e começaram tudo de novo. Assim surgiu um hino ao rock:
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Recomendado:
(ao som de um vinho do Dão!)
Ben Harper & Relentless7
"White Lies For Dark Times" é o álbum de Ben Harper e os Relentless7, uma banda ajudada a formar pelo próprio Ben Harper, há algum tempo atrás, quando um condutor de limusines (actual membro dos relentless7), o pediu para ouvir uma maqueta e desde então nunca mais os largou.
Shimmer and Shine é o primeiro avanço e garanto que só encontram semelhanças na voz, porque precisam de recuar aos primeiros álbuns de Ben Harper para encontrar algo minimamente semelhante. Aprovado:
terça-feira, 14 de abril de 2009
It's Blitz!
Fica aqui também "Maps" do primeiro álbum:
domingo, 12 de abril de 2009
The Gaslight Anthem
A minha preferida, Old White Lincoln, faz lembrar The Cure e a linha do baixo traz uma sensação de estarmos a ouvir Joy Division.
A reter:
Rock n' Roll!!!
Como o próprio Lennon afirma, faz-se acompanhar do baterista da "Jimmy Hendrix Experience", de um na altura quase desconhecido Eric Clapton e de um irreconhecível (visualmente claro está) Keith Richards.
A música, é puro rock n' roll, dá vontade de beber uma cerveja e mostra o que provavelmente se obtém durante uma transe de psicotrópicos...:)
sábado, 4 de abril de 2009
Saudades de Rock
É caso para dizer que já tinhamos saudades deste rock.
domingo, 29 de março de 2009
Death and all his friends...
Mas por um acaso, numa viagem algures por este país, reparei melhor e apercebi-me que os Coldplay fizeram de facto um álbum extraordinário, desde "Violet Hill", com um vídeo alternativo primoroso, até "Lost", umas das melhores faixas da banda a meu ver, passando por esta "Death And Alll his Friends", uma das minhas preferidas.
Os Coldplay, mostram mais uma vez que, apesar de terem sido elevados ao estatuto de banda de topo, não se deixaram levar pelo simples compor de canções orelhudas que toda a gente gosta de ouvir e mantêm um quase culto, sinónimo de quem realmente sabe o que faz e que acima de tudo faz apenas o que gosta.
quarta-feira, 25 de março de 2009
Jesus, don't cry...
segunda-feira, 23 de março de 2009
No Line On The Horizon
Com sorte em 2010, milhares de portugueses vão ter a oportunidade de a ouvir ao vivo
Crise?
Tenho muita pena por toda aquela gente mais velha do que eu (eu também não sou novo, diga-se), que nos tempos áureos da suas juventudes não podiam ficar à porta de um Coliseu dos Recreios à espera do seu ídolo musical, aquele artista de quem se ouvia a mais recente durante dias e dias sem fim.
Isto porque antigamente o tão afamado artista ganhava uma fortuna por um milhares/milhões de CD's, despachava T-shirt's, lenços e outros materiais próprios e quase não se dignava a aparecer em público, cada concerto dado num certo país era quase um feriado nacional oficioso.
Todo aquele "hype" era sem dúvida originado pelas grandes editoras, que ao jeito da expressão "little fish, big fish", coordenava todo o trajecto musical de uma banda ou artista, desde o seu primeiro concerto no bar ali ao lado até à primeira aparição televisiva. O marketing era (não que agora não o seja) esmagador e vendiam-se álbuns como se vendiam ervilhas. O artista, que recebia uma dízima parte dos proveitos, contentava-se com a fortuna e simplesmente fazia o que se pensava ser o ideal para todos. Nós que fizemos, eles que venderam e os outros que compraram. Parecia uma fórmula de sucesso.
Mas agora que um álbum, ou um outro projecto musical se encontra à distância de um clique, as coisas mudaram e drasticamente. O artista, que admitamos, merece ser compensado pelo seu trabalho, viu-se sem soluções. E basicamente viu-se sem dinheiro. Isto porque ninguém vai comprar o 5º álbum dos Rolling Stones (a não ser que realmente o queiram, obviamente) quando podia aproveitar o dinheiro, que já de si é pouco, para outra coisa qualquer. Os rendimentos de longo prazo do artista/editora foram a zero, levando principalmente o artista a ter que repensar a estratégia, já que as editoras, corporativistas como ainda querem ser, parecem ainda viver num oásis, cuidadosamente construído para o efeito.
De entre várias estratégias, não consigo escolher uma que considere resultar em pleno, afinal de contas, estamos a falar da solução para um problema megalómano. E uso a palavra megalómano porque o problema, que pensamos estar resolvido para o simples ouvinte é bem mais complicado.
Distribuir gratuitamente pela internet, de um modo oficial o novo trabalho musical como fizeram os Radiohead, ou distribuir um álbum em conjunto com um jornal diário como fez o Prince são apenas testes à nossa inteligência, ao nosso bom senso, é uma pequena picada para saber qual a reacção global a todo este novo estado de ser da música. Sim, porque estamos aqui a falar de música, a coisa que mais gostamos (eu pelo menos), e sinceramente acredito que nós ouvintes merecemos acima de tudo qualidade.
E qualidade com certeza que não nos falta, basta ligarmo-nos aos sites, blogs e youtube’s da cena musical para ficarmos a par de tudo, as notícias frescas, as novidades, as sensações. Bandas como os arctic monkeys que eu orgulhosamente comento que os via na MTV2 britânica com a única musica editada gravada em vídeo muito antes de serem o que são agora, começaram precisamente pelo Myspace, uma das muitas redes sociais, e do nada construíram o que agora parece ser um caminho talhado para o sucesso.
E exemplo como estes começam a ser muitos, porque o acesso à internet e a procura voraz por informação transformam ainda mais num mercado aberto o mundo musical. Já não bastava ser possível o descarregar gratuito/ilícito da música, como agora temos também toda a gente a acreditar que é possível ter-se sucesso. Por um lado o mercado está mais aberto, consegue chegar a todo o lado, e descobrem-se verdadeiras pérolas, que outrora seria impossível.
Por outro, a informação consegue ser tanta que mesmo para o mais aficionado se torna virtualmente impossível descobrir tudo o que lhe possa agradar , mas acima de tudo acaba por não ter tempo para verdadeiramente apreciar o que já conhece. É novamente uma espécie de saturação, embora eu ache, pesando os prós e contras, que trata-se de uma saturação bastante positiva, que vem dar-nos constante oportunidades de descoberta, e nem precisamos de estar muito atentos.
Se para o ouvinte o problema parece estar resolvido, o que precisa de fazer o artista para simplesmente ser ressarcido de alguma maneira? Não sejamos hipócritas ao ponto de chamar o artista de oportunista, afinal ele trabalhou para nos agradar e também precisa de sobreviver.
A resposta mais comum por parte do músico reflectiu-se naquilo que ele deveria melhor saber fazer, o concerto. Agora, as tabelas também já incluem o quanto se facturou na última digressão e o quanto se pensa facturar na próxima, e até os contratos com editoras se fazem baseados no números de tournées se vai fazer. Já podemos comprar um toque para o telemóvel mesmo antes da música sair realmente para o mercado, já se vende música avulso, como se peixe se tratasse. E o artista, que até podia ter um conceito para o novo álbum, vê-se novamente rendido ao marketing, e a música volta a ser pontapeada para segundo plano.
E com isto tudo vamos ver este ano Metallica pela 4ª vez seguida, os Pixies precisam de dinheiro e vão fazer mais uma digressão, até o grande Leonard Cohen admitiu que a última digressão (que passou por Portugal), foi pelo dinheiro, já que estava em bancarrota e os Rollling Stones juntaram os ossinhos e também estiveram por terras lusas em três anos seguidos. Esta é a nova fonte de rendimento do artista, impotente para vender o seu trabalho, mas ainda algum com poder de encaixe para poder ripostar.
Um dos problemas é que muitos dos artistas vêm-se forçados, ou então porque simplesmente querem, a cobrar elevadas quantias de dinheiro para vir ao nosso país por exemplo, mesmo quando esse artista é aclamado. Exemplos disso são os Green Day, R.E.M., Coldplay, Foofighters, que falharam o nosso país nas suas tournées europeias, após lançamento de álbuns de sucesso.
Outras das soluções passa pela cedência da música à publicidade, numa tentativa de publicidade mútua, eu vendo a minha “coisa” e tu vendes a tua. Sinceramente, considero esta última hipótese mais uma machadada naquilo que gostamos mais. Citando Eddie Vedder, “nós, enquanto músicos, temos tanto poder nas nossas mãos, que em vez de dizermos às pessoas para mudarem o mundo vamos dizer-lhes para comprarem um carro? Acho que não.”.
Só tempo dirá se haverá um equilíbrio que satisfaça toda a gente, mas desde que apenas a música sobressaia, que é o que realmente interessa.
E perante isto, o ouvinte depara-se com outro problema. O que fazer com tantos concertos em 2009? Desde Super Bock Super Rock, Sudoeste, Alive!, Marés Vivas, Paredes de Coura, Surf Fest e outros festivais e eventos de envergadura nacional, até aos concertos em nome próprio, o corrente ano, ao exemplo do anterior torna-se numa autêntica batalha para fazer esticar o orçamento. Diriamos que vivemos em crise? Eu cá acho que sim. Mas, se calhar as salas e recintos esgotados mostram que não! E ainda bem…
quarta-feira, 18 de março de 2009
Bad Things
Com uma música e letras cativantes do início ao fim, Jace Everett merece o meu respeito...e deu uma outra vida à série dos vampiros...
"I don't know who you think you are,
But before the night is through,
I wanna do bad things with you.
I wanna do real bad things with you."
Ballerina!!!!
if you see this....liquer....:)
terça-feira, 17 de março de 2009
Cheirinho a Portugal...
Mariana Ramos é francesa, mas com uma "costela" cabo-verdiana...foi curioso enquanto esperava pelo início do filme numa sala francesa estar a ouvir "toques" de português...
http://www.mariana-ramos.com/
Para o Verão que se avizinha solarengo:
segunda-feira, 16 de março de 2009
Queen Of The Supermarket....
E nestes últimos anos houve um artista que me impressionou e bastante...
Queen of the supermarket é um óptimo exemplo de como fazer boa música de uma maneira tão simples...
Bruce Springsteen está de volta e "Working on a Dream" é um album que ouvido à primeira não engana...é rock contornado por magia de quem sabe o que faz...
Aqui a minha música preferida neste momento:
"As I lift my groceries in to my car
I turn back for a moment and catch a smile
That blows this whole fucking place apart " (..;)..)
Wire to Wire
Afinal de contas, estou a começar nestas coisas de blogs e afins...
Li algures que " a internet não te deixa estúpido, apenas mostra a tua idiotice aos outros"...
Por isso, escolho um início simples para este pequeno espaço dedicado à música..sem grandes alaridos...
Sendo assim posso mostrar-vos o que "mexe" comigo musicalmente neste momento:
Uma óptima voz, uma melodia com raiva, cansaço e afirmação...
Com um vocalista de quem há anos atrás se falou ser o "novo bob dylan", os Razorlight finalmente, a meu ver, se afirmam como uns músicos brilhantes, e atingem em "Wire to Wire" um nível musical que os distingue de muita coisa...