terça-feira, 27 de julho de 2010

Divine Comedy: "Bang Goes The Nighthood"

Com 20 anos de carreira e uma dezena de álbuns na carteira, os Divine Comedy (por vezes composto apenas por Neil Hannon) voltam com "Bang Goes The Nighthood". Se começaram a sua carreira com esquissos de REM, neste momento soam a pop inteligente e irónica. A voz de Neil Hannon é fluída e para além disso os 20 anos de carreira dão-lhe o "traquejo" para arranjar muito bem uma canção. No seu todo, este 10.º álbum é para quem quer seriamente divertir-se:



Jack Johnson: "To The sea"

O surfista que não queria ser cantor está de volta. Sinceramente não consigo deixar de gostar de cada álbum de Jack Johnson.


domingo, 25 de julho de 2010

Amanda Palmer: Radiohead

Para se ouvir em modo calmo, Amanda Palmer traz-nos os maiores êxitos dos Radiohead em versão ukelele. Algumas versões reduzidas à sua essência, enquanto que outras soam bem mais elaboradas:


sábado, 24 de julho de 2010

The Klaxons: Surfing The Void

É no dia 23 de Agosto que sai o muito esperado e já agora tardio álbum dos Klaxons.
Pelo primeiro avanço, "Echoes" parece-me que valeu apena esperar:

domingo, 4 de julho de 2010

Pearl Jam: Amongst the Waves - Oceans

Em plena digressão europeia e a poucos dias de visitarem Portugal, os Pearl Jam mostram o video oficial do 3.º single do álbum Backspacer.
As vendas do single reverterão a favor de uma campanha pelos oceanos, da Conservation International.

Pearl Jam Oceans from Pearl Jam on Vimeo.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Lissie: "Catching a Tiger"

Saiu finalmente no passado dia 21 o álbum de estreia de Lissie, já aqui comentada. Catching a Tiger vem no seguimento do EP "Why you runnin'", tendo algumas das músicas lá presentes sido merecidamente incorporadas no longa-duração de estreia. A minha preferida "Little Lovin'" também conseguiu o seu espaço, e ainda bem.
A sua voz vibrante revela-se demasiado boa para as suas bases country e por isso Lissie apresenta boas canções rock. Os singles "In Sleep" e "When I'm Alone" são prova disso, escondendo deliberadamente de uma forma misteriosa o seu talento, mais que evidenciado no restante álbum. Conta também com músicos exímios ao seu lado.
Fiquei deliciado com a versão dela de "Pursuit Of Hapiness", de Kid Cudi:


domingo, 20 de junho de 2010

Girls: "Album"

Christopher Owens formou o projecto musical "Girls", cujo longo duração de estreia denominado "Album" fala precisamente de mulheres.
Aparentemente, "Album" foi escrito no rescaldo de uma separação amorosa. Quase todas as faixas mencionam as experiências amorosas passadas, sempre com uma tentativa de retractação. "Laura", "Lauren Marie" ou "Lust for Life" são alguns desses exemplos.
Quanto à musica, não precisamos sequer de prestar atenção ao primeiro parágrafo da primeira canção para percebermos que estamos perante uma pequena obra de arte.
É clara a influência dos anos 60, com referências inequívocas a Elvis Costello ou Roy Orbison. No entanto, consegue cobrir uma variedade musical vasta, dando-lhe aquele toque o distingue. Para terem uma ideia, gosto de descrever os Girls como uma versão Beach Boys vs. Nirvana:



Destaque ainda para "Hellhole Ratrace" e "Morning Light".

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Caribou: Swim

Caribou é o nome de palco do músico canadiano Daniel Snaith, que outrora utilizava o pseudónimo "Manitoba".
Após uma década de divulgações musicais, surge em 2010 com "Swim", um registo com electrónica precisa, pop inteligente e muitos recursos instrumentais.
"Odessa", primeiro single de avanço, dá o mote para um detalhe sónico invulgar que parece sair de uns LCD Sounsystem mais obscuros. Baixo sub-aquático, esboços de flauta e guitarra com vocais direccionados para pop, fazem-me ouvir "Odessa" e consequentemente "Swim" em modo repetição.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Who am i?

Desde há algum tempo que sigo um "artista secreto" que tem feito algum furor e acima de tudo suscitado a imaginação de todos na internet.
Com conta criada no Youtube, o user "iamamiwhoami" tem lançado vídeos com alto conteúdo, visual e acima de tudo musical, atribuindo-lhes n.ºs de série como títulos.
Inicialmente com vídeos de curta duração, as imagens contêm uma mais que excelente fotografia e caracterização, onde é predominante a presença de uma figura feminina. Muitos afirmam tratar-se da sueca Jonna Lee, afirmação que até parece credível.
Muita especulação se faz acerca da verdadeira identidade deste(a) artista, mas a verdade é que interessa mesmo é a música: toques de Sigür Rós, Björk com alguma batida bem suave à mistura.





Confira aqui todos os vídeos de iamamiwhoami

quarta-feira, 2 de junho de 2010

I Blame Coco

Agora que chega o verão é tempo das músicas de verão. Esta é a minha.

Menina arisca que gosta de reagge, funk, rock e hip-hop. Voz rouca mas de língua afiada. Prepara-se para lançar um álbum ainda este ano e já tem colaborações com a sueca Robyn. Coco Sumner de seu nome, pode não chegar ao estrelato, mas se o conseguir é por mérito próprio.

Ah, é filha de Sting...

Arcade Fire: The Suburbs

É já no dia 2 de Agosto que sai "The Suburbs", terceiro álbum de originais dos Arcade Fire. Como amostra temos já audível o single com o mesmo nome. Parecendo que se deixaram de música de "orfeão" (muito boa na mesma),dedicam-se a coisas mais naturais:

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Janelle Monáe

Ambição não falta a "ArchAndroid", o 2.º álbum desta jovem norte-americana. Aborda temas ou sons como o cabaret, disco, R&B, funk, rap ou simplesmente banda-sonora de um filme. Juntamente com a sua voz talentosa, Janelle Monáe é elevada por muitos a um semi-estatuto que outros, em tempos idos, recebiam como "reis da pop":


terça-feira, 11 de maio de 2010

"Bloodbuzz Ohio" - The National [vídeo]

Os National lançaram oficialmente o primeiro single de High Violet. Após uma pequena apresentação oficial, ontem foi lançado o álbum, para a felicidade de muita gente.
Bloodbuzz Ohio recebe um vídeo onde o vocalista Matt Berninger é o protagonista a preto e branco:

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Local Natives

Chamaram ao seu álbum de estreia "Gorilla Manor", pois estavam precisamente numa mansão antiga a gravá-lo, onde reinava a confusão com guitarras e amigos.
Gorilla Manor é comparado à música de Fleet Foxes por exemplo, mas assim que o ouço só me consigo lembrar de "The National", sem qualquer semelhança na voz obviamente.
Os Local Natives usam fórmulas que até parecem fáceis de alcançar. Vozes melodiosas, guitarras dominantes e uma percussão ligeiramente diferente do habitual.
Aparentemente seguiram todos os grandes nomes do indie, o que é bom para eles. Resta saber se é bom para nós...Eu cá acho que sim:

segunda-feira, 26 de abril de 2010

April Uprising

É o nome do mais recente álbum de John Butler Trio, lançado a 15 de Abril. Com uma nova formação, John Butler procurou obter ideias frescas, deixando um pouco mais de lado o seu habitual reagge/folk.. Não entrou directamente no mundo pop/rock mas mostrou como se faz música "fácil" sem perder identidade. Exímio guitarrista e improvisador nato, é dos preferidos em festivais de verão e em April Uprisisng os JBT vão continuar certamente a serem requisitados.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Passion Pit

Mesmo que os fãs de musica rock tenham ultimamente razões para não ficarem quietos ao som do mais recente "hit", as bandas electrónicas mantém-se cada vez mais fiáveis e credíveis.
Os Passion Pit são uma banda electro-rock que felizmente, e em favor da originalidade, passam música que toca numa sexta-feira à noite em vez de um best-of previsível de fim-de-ano...
Lançando o seu primeiro álbum (Manners) em 2009, um ano após um muito aclamado LP "Chunk of Change", contam no seu repertório, um rock todo ele dançável, que nos entra facilmente no gosto, merecendo que gostemos de volta.
Manners conta ainda com a participação especial de um certo coro de miúdos do 5.º ano...:)


terça-feira, 13 de abril de 2010

The National

É já no dia 10 de Maio que sai "High Violet", o 5.º álbum destes "lordes" da música indie.
Como aperitivo vão mostrando ao mundo algumas das faixas, conhecendo-se já temas como "Bloodbuzz Ohio" ou "Afraid Of Everyone".
Mas bastou-me a primeira amostra para ficar desde já rendido. Alguém se lembra de ficar à espera do regresso de uma banda e ficar maravilhado?

"Terrible Love" é o melhor regresso possível:


segunda-feira, 29 de março de 2010

Um "high five" recomendado...

Fang Island: um nome a reter por favor...

Três guitarras, um baixo e bateria que se complementam de uma maneira sublime...
Quase não existem vozes, transformando as canções em pequenos hinos. A música desta banda é honesta, pró-vida e de certa forma infecciosa num bom sentido.
Acordes potentes, num post-punk re-inventado que juntando aos solos magníficos torna este álbum memorável. A meu ver, parece-me que os Fang Island estão a quebrar barreiras musicais...
Mesmo na ausência quase total de letras, o LP de estreia homónimo jorra felicidade em formato "locomotiva" quase incentivando toda a gente a dizer: "Dá cá mais cinco"...


quarta-feira, 17 de março de 2010

Phoenix: From Paris with love

Esta banda parisiense chamou-me à atenção pelo nome pomposo do seu 5.º álbum.
Inicialmente não conseguia perder o meu tempo de audição para estes jovens cuja formação inicial provocou o surgimento de uns tais "Daft Punk". Mas após perceber que mexeram no coração de muita gente decidi começar do zero. Roçando o virtuosismo de uma precisão pop-rock e introduzindo temas que relatam a angústia, confusão, desilusão e desespero, os Phoenix com "Wolfgang Amadeus Mozart" mostram que toda a gente vive, ama e morre...



Explicando o porquê de ter dito "mexeram com o coração de muita gente", descobri vários vídeos mostrando a inspiração que os Phoenix provocaram nessa mesma gente.
Um desses vídeos é o acima apresentado, não sendo oficial mas bem melhor que o mesmo.
Mas o que eu realmente vos queria mostrar deixou-me boquiaberto:



Reparem na expressão de cada um dos miúdos. Todos eles interpretando o que cantam à sua maneira...
O Grupo Coral Ps22 é composto unicamente por miúdos do 5.º ano de uma escola em Nova Iorque. Cantam outras músicas mas várias crianças têm já originais. Têm um blog e são famosíssimos tendo vários artistas mundialmente conhecidos manifestado a sua admiração por estes miúdos. Vale a pena espreitar aqui.
Eu já sou fã...

sábado, 13 de março de 2010

Gemma Hayes

Como sei um pouco de musica, tenho especial apetência por gostar de músicos que escrevem, compõem e cantam. Por alguma razão são essas as musicas que me soam melhor.

É o caso de Gemma Hayes. Música em talento puro desta Irlandesa pouco conhecida entre nós.

Lembro-me de ouvi-la pela primeira vez numa madrugada de 2004 ao volante do meu carro, via Antena3. A altura era propícia a melancolismos e, por isso, o nome não mais me saiu da cabeça. Passado alguns anos, continua a figurar no meu top musical e é quase sempre a escolhida para ouvir naqueles dias chuvosos e tristes de Domingo.

Fica, 4:35am que faz parte da banda sonora do filme "Flicka". Se puderem, não percam a oportunidade de conhecer o resto, principalmente o primeiro disco "Night on my side". Vale mesmo a pena.

Bons domingos chuvosos :)