sexta-feira, 22 de outubro de 2010

John Legend / The Roots: Wake Up Everybody!

A actual banda residente do talk-show americano Jimmy Fallon e o músico R&B mais cool que existe juntaram-se para a gravação de um álbum que tem de tudo. Criticamente aclamado, "Wake Up Everybody" revela uma combinação improvável mas bem sucedida. É com álbuns assim que géneros musicais como o hip hop ou R&B saem muito favorecidos e não abusados.





Aqui voltam a tocar Wake Up, não de "everybody" mas dos Arcade Fire:

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

The National regressam...

Os norte-americanos The National estão de volta em Maio de 2010 para dois concertos no Coliseu do Porto e no Campo Pequeno em Lisboa nos dias 23 e 24 respectivamente.
Um concerto em nome próprio destes senhores é a não perder.
Entretanto, os National mostram o vídeo para mais um single: "Terrible Love".

terça-feira, 5 de outubro de 2010

The Givers

Este quinteto americano lança agitações de verão fora de tempo. E dão-nos boa música.
Onde muita gente se esqueceu de festejar, os Givers fazem questão de nos lembrar:

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ceo: White Magic



O projecto sueco CEO liderado por Eric Berglund esteve bem escondido durante muito tempo. White Magic é o nome do álbum que conta apenas com 28 minutos. Mas parecem bastar. Pop bem elaborada ou com estilo? Escolha você mesmo:

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

[DVD] Radiohead - Live in Prague

Em 23 de Agosto de 2009 os Radiohead deslocaram-se à República Checa para um concerto que fez a delícia de milhares. Não sabiam no entanto, que 50 desses fãs organizaram-se e cada um filmou o concerto como pôde, com o intuito de captar a banda para posterior edição em DVD. Utilizando na sua maioria câmaras amadoras elaboraram um vídeo que pela sua qualidade chegou ao conhecimento dos próprios Radiohead. Estes não hesitaram e forneceram o registo áudio do concerto aos responsáveis pela criação do DVD reconhecendo assim o esforço e dedicação dos seus fãs.

Mas as surpresas não ficam por aqui, o DVD é gratuito e é só fazer o download aqui.


sábado, 28 de agosto de 2010

The Walkmen: "Lisbon"

É já frequente vermos artistas estrangeiros mostrarem a sua apreciação pelo nosso país e os The Walkmen são a mais recente prova disso.
Decidiram chamar ao seu 6.º álbum "Lisbon", como resultado da inspiração obtida nas gravações do álbum, durante duas visitas à nossa capital. Já o álbum em si, recebe também uma faixa com o mesmo nome e na sua capa é quase visível um jardim ou uma fachada Lisboeta.
Mas o mais interessante é que "Lisbon" é mesmo um grande álbum. O single de avanço "Angela Surf City", segue a linha mais tradicional dos Walkmen, rock "rasgado" a incitar à revolta popular. O resto, centra-se em vocalizações altas e baterias baixas. Diria que "Lisbon", à imagem da cidade é uma viagem de sentimentos, altos e baixos.

domingo, 15 de agosto de 2010

A garagem: Band Of Skulls


Conheceram-se ainda nos tempos de escola e desde então, estes 3 amigos levaram à letra a expressão "banda de garagem", de onde parecem nunca terem saído. Contam com um álbum e um EP desde 2009 e a crítica tem-lhes sido favorável. "Baby Darling Doll Face Honey" é um bom álbum rock, directo e consistente.
Se os White Sripes tivessem um baixo e uma melhor bateria (sem ofensa para a Meg), provavelmente soavam assim:


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ratatat

Este duo nova-iorquino traz-nos uma encruzilhada de rock, electrónica e hip-hop...Não há vozes, mas a fluidez musical faz-nos recordar de cada acorde e batida. A sua consistência faz crescer o apetite de um público festivaleiro faminto...Em Portugal, este ano, isso já não vai acontecer...infelizmente:

terça-feira, 27 de julho de 2010

Divine Comedy: "Bang Goes The Nighthood"

Com 20 anos de carreira e uma dezena de álbuns na carteira, os Divine Comedy (por vezes composto apenas por Neil Hannon) voltam com "Bang Goes The Nighthood". Se começaram a sua carreira com esquissos de REM, neste momento soam a pop inteligente e irónica. A voz de Neil Hannon é fluída e para além disso os 20 anos de carreira dão-lhe o "traquejo" para arranjar muito bem uma canção. No seu todo, este 10.º álbum é para quem quer seriamente divertir-se:



Jack Johnson: "To The sea"

O surfista que não queria ser cantor está de volta. Sinceramente não consigo deixar de gostar de cada álbum de Jack Johnson.


domingo, 25 de julho de 2010

Amanda Palmer: Radiohead

Para se ouvir em modo calmo, Amanda Palmer traz-nos os maiores êxitos dos Radiohead em versão ukelele. Algumas versões reduzidas à sua essência, enquanto que outras soam bem mais elaboradas:


sábado, 24 de julho de 2010

The Klaxons: Surfing The Void

É no dia 23 de Agosto que sai o muito esperado e já agora tardio álbum dos Klaxons.
Pelo primeiro avanço, "Echoes" parece-me que valeu apena esperar:

domingo, 4 de julho de 2010

Pearl Jam: Amongst the Waves - Oceans

Em plena digressão europeia e a poucos dias de visitarem Portugal, os Pearl Jam mostram o video oficial do 3.º single do álbum Backspacer.
As vendas do single reverterão a favor de uma campanha pelos oceanos, da Conservation International.

Pearl Jam Oceans from Pearl Jam on Vimeo.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Lissie: "Catching a Tiger"

Saiu finalmente no passado dia 21 o álbum de estreia de Lissie, já aqui comentada. Catching a Tiger vem no seguimento do EP "Why you runnin'", tendo algumas das músicas lá presentes sido merecidamente incorporadas no longa-duração de estreia. A minha preferida "Little Lovin'" também conseguiu o seu espaço, e ainda bem.
A sua voz vibrante revela-se demasiado boa para as suas bases country e por isso Lissie apresenta boas canções rock. Os singles "In Sleep" e "When I'm Alone" são prova disso, escondendo deliberadamente de uma forma misteriosa o seu talento, mais que evidenciado no restante álbum. Conta também com músicos exímios ao seu lado.
Fiquei deliciado com a versão dela de "Pursuit Of Hapiness", de Kid Cudi:


domingo, 20 de junho de 2010

Girls: "Album"

Christopher Owens formou o projecto musical "Girls", cujo longo duração de estreia denominado "Album" fala precisamente de mulheres.
Aparentemente, "Album" foi escrito no rescaldo de uma separação amorosa. Quase todas as faixas mencionam as experiências amorosas passadas, sempre com uma tentativa de retractação. "Laura", "Lauren Marie" ou "Lust for Life" são alguns desses exemplos.
Quanto à musica, não precisamos sequer de prestar atenção ao primeiro parágrafo da primeira canção para percebermos que estamos perante uma pequena obra de arte.
É clara a influência dos anos 60, com referências inequívocas a Elvis Costello ou Roy Orbison. No entanto, consegue cobrir uma variedade musical vasta, dando-lhe aquele toque o distingue. Para terem uma ideia, gosto de descrever os Girls como uma versão Beach Boys vs. Nirvana:



Destaque ainda para "Hellhole Ratrace" e "Morning Light".

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Caribou: Swim

Caribou é o nome de palco do músico canadiano Daniel Snaith, que outrora utilizava o pseudónimo "Manitoba".
Após uma década de divulgações musicais, surge em 2010 com "Swim", um registo com electrónica precisa, pop inteligente e muitos recursos instrumentais.
"Odessa", primeiro single de avanço, dá o mote para um detalhe sónico invulgar que parece sair de uns LCD Sounsystem mais obscuros. Baixo sub-aquático, esboços de flauta e guitarra com vocais direccionados para pop, fazem-me ouvir "Odessa" e consequentemente "Swim" em modo repetição.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Who am i?

Desde há algum tempo que sigo um "artista secreto" que tem feito algum furor e acima de tudo suscitado a imaginação de todos na internet.
Com conta criada no Youtube, o user "iamamiwhoami" tem lançado vídeos com alto conteúdo, visual e acima de tudo musical, atribuindo-lhes n.ºs de série como títulos.
Inicialmente com vídeos de curta duração, as imagens contêm uma mais que excelente fotografia e caracterização, onde é predominante a presença de uma figura feminina. Muitos afirmam tratar-se da sueca Jonna Lee, afirmação que até parece credível.
Muita especulação se faz acerca da verdadeira identidade deste(a) artista, mas a verdade é que interessa mesmo é a música: toques de Sigür Rós, Björk com alguma batida bem suave à mistura.





Confira aqui todos os vídeos de iamamiwhoami

quarta-feira, 2 de junho de 2010

I Blame Coco

Agora que chega o verão é tempo das músicas de verão. Esta é a minha.

Menina arisca que gosta de reagge, funk, rock e hip-hop. Voz rouca mas de língua afiada. Prepara-se para lançar um álbum ainda este ano e já tem colaborações com a sueca Robyn. Coco Sumner de seu nome, pode não chegar ao estrelato, mas se o conseguir é por mérito próprio.

Ah, é filha de Sting...

Arcade Fire: The Suburbs

É já no dia 2 de Agosto que sai "The Suburbs", terceiro álbum de originais dos Arcade Fire. Como amostra temos já audível o single com o mesmo nome. Parecendo que se deixaram de música de "orfeão" (muito boa na mesma),dedicam-se a coisas mais naturais:

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Janelle Monáe

Ambição não falta a "ArchAndroid", o 2.º álbum desta jovem norte-americana. Aborda temas ou sons como o cabaret, disco, R&B, funk, rap ou simplesmente banda-sonora de um filme. Juntamente com a sua voz talentosa, Janelle Monáe é elevada por muitos a um semi-estatuto que outros, em tempos idos, recebiam como "reis da pop":