terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Muse em Portugal

Uma das melhores bandas da actualidade esteve no nosso país recentemente.
Enquanto não surgem vídeos bons no youtube a documentar fica para já a minha performance preferida dos Muse em Portugal:

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Melhores da década

O New Musical Express, uma das mais conceituadas revistas ligadas ao mundo da música revelou mais uma lista do que consideram os melhores discos da década.
A lista, que pode ser conferida aqui, revela alguns nomes previstos, mas para minha surpresa, vários nomes interessantes. A começar por Wilco (já aqui falado), Ryan Adams, Outkast e Johnny Cash, a lista surpreendeu-me bastante.

Obviamente todos os grandes nomes que influenciaram esta década estão lá. Arctic Monkeys, Arcade Fire, Yeah Yeah Yeah's, Amy Winehouse por exemplo, são obviamente artistas que vieram trazer algo de novo e com muita qualidade.

Mas, há um álbum que nunca pensei que o NME considerasse. É raro ver um artista que já vem da outra década manter o interesse do ouvinte, ainda para mais com um álbum de 2000, ainda nos princípios da "revolução indie".
PJ Harvey com Stories From The City, Stories From The Sea, consegue um honroso 6.º lugar,com um álbum extremamente bem conseguido, um misto de alternativo rebelbe com uma melodia romântica.

É certo que as listas são condicionadas pelos gostos das pessoas que as compõem, mas são poucos os artistas "de outrora" que ainda conseguem manter a notabilidade. E a Polly Jean consegue-o muito bem. Um dos meus álbuns preferidos:


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Julian Casablancas

Um tímido vocalista transforma-se a solo num disco alegre e cheio de sintetizadores.
Julian Casablancas, vocalista dos The Strokes prometeu e cumpriu. Lança um álbum em nome próprio e parece querer reavivar os tempos electrónicos dos anos 80 da forma mais alternativa possível. Mas fá-lo com todo o mérito, "Phrases for the Young" tem estilo:


Josh Rouse

Um sabor a country que parece esconder grandes composições é a forma ideal de descrever um óptimo "cantautor"....


sábado, 24 de outubro de 2009

Liam Finn

Um dos verdadeiros "one man show". Apenas conhecedor do nome, (por ser filho de Neil Finn), encontrei por acaso esta actuação, e é de qualquer pessoa se render:


sábado, 10 de outubro de 2009

Bon Iver

De tantas vezes ouvir falar de Bon Iver que decidi investigar.

Um som calmo que não se deseja que acabe é a melhor interpretação que posso fazer.
Normalmente só gosto à primeira audição e foi o que se passou com "Lump Sum", interpretado ao vivo num concerto matinal cujo objectivo era ouvir música ao nascer do sol:




Okkervil River

Mais uma banda com enorme potencial...

Os Okkervile River são norte-americanos e mostram um rock quase experimentalista que lhes dá algum carisma:






terça-feira, 6 de outubro de 2009

Kings Of Leon

A maior parte das pessoas pode apenas conhecer esta banda de irmãos e primos depois de ouvirem a má cansativa "Sex is on fire". Mas é o 2º álbum da banda que eu não consigo parar de ouvir.
Não estou a dizer que os restantes não prestam, antes pelo contrário, considero-os muito bons... Mas na minha opinião, para se gostar de Kings Of Leon deve-se começar por aqui:


Uma conferência de imprensa sublime....

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Arcade Fire

Uma das melhores e mais empolgantes bandas ao vivo:


Rebellion (Lies)




Wake Up


Arctic Monkeys

Uma das minhas bandas preferidas recebe finalmente algum destaque por mim.

Ainda antes de serem famosos, os Arctic Monkeys já me despertavam a curiosidade na MTV2 com apenas um par de músicas gravadas.

Senhores de um som moderno mas não aderente às massas, conseguem com duas guitarras, um baixo e uma bateria, fazer algo refrescante:

I Bet That You Look On The Dance Floor:



A Certain Romance:




Brianstorm:




Crying Lightning, do álbum "Humbug" de 2009:


Glasvegas

Uma das novas sensações do momento:

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Muse: "The Resistance"

Dia 14 de Setembro é a data prevista para o lançamento do novo álbum dos Muse.

Pelo que parece, e depois de escutar o single, há um claro regresso ao som que os tornou conhecidos sem descurar a inovação e as palavras de ordem:




Destaque para a faixa "United States of Eurasia", onde o véu foi levantado por um jogo online promovido pela banda onde fãs de todo o mundo que se conectaram para aos poucos a música ser ouvida na integra. Com um toque de "Bohemian Rapsody" dos Queen, a música torna-se empolgante:

sábado, 22 de agosto de 2009

Portugal. The Man

Pelo nome, gera-se a confusão. Será que se chamam apenas "The Man" e são de Portugal? Será que que o nome "Portugal. The Man" é uma homenagem ao nosso país?

Não.

Portugal. The Man é o nome de um conjunto norte-americano e que embora lhe reconheçam talento, não são daquelas bandas que inundam as nossas rádios ou são as mais procuradas para os festivais. São daquelas que se encontram por acaso ou através de um amigo. Decidiram chamar-se assim porque dizem que o nome de um país significa que as pessoas se encontram juntas, e "The Man" apela à unidade. E o primeiro nome de país que lhes veio à cabeça foi precisamente Portugal.

Curiosidades aparte, com quatro álbuns editados, a música deste conjunto é muito bem fluída, com boas vozes e um rock quase experimental que não exagera nem é muito simples. Quase soa a Beatles.

Simplesmente no ponto:








Em acústico percebe-se melhor a qualidade vocal:

Battle For The Sun

Os Placebo estão de volta com um novo álbum e parece que não perderam o "gás" ou a originalidade. Mantêm a qualidade a que nos habituaram sendo "Battle For The Sun" um dos melhores álbuns rock do ano na opinião de muitos.


Video - The Fixer

Já "rola" pelo sub-mundo o novo vídeo de "Fhe Fixer", o novo single dos Pearl Jam:


sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Faith No More

Um dos melhores concertos do Festival Sudoeste de este ano teve, a meu ver um dos melhores inícios que seria de esperar.
Note-se que os Faith No More decidiram reunir-se em digressão, para delírio de muitos.
Mike Patton, o vocalista das mil vozes prova que está em forma:


"It might get loud"

Continuando na onda de trios de luxo, duvido que vá conseguir ver ao cinema este documentário especial.

Jimmy Paige (Led Zeppelin), Jack White (The White Stripes, Racounters), e The Edge (U2), juntaram-se para fazer algo do género:

Them Crooked Vultures

É o nome de uma banda cuja música é praticamente desconhecida, mas que tem gerado alguma expectativa.
Isto porque os seus membros compositores são nomes de peso na música, tendo-se juntado, e ainda bem, para mostrarem como as coisas se fazem.

Josh Homme, líder dos Queens of The Stone Age, Dave Grohl, líder dos FooFighters e antigo baterista dos saudosos Nirvana e John Paul Jones, baixista dos Led Zeppelin formam um trio de luxo e a coisa parece ser potente:






O álbum "Never Deserved the Future" sai a 23 de Outubro.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Otis Taylor

Da banda sonora do filme "Public Enemies" surge uma boa canção a que eu não consegui resistir...